Alunos - Condições de acesso

Candidaturas

Apresentação

Os cursos de licenciatura e de mestrado desta escola situam-se num domínio de formação em Artes, à luz do conceito contemporâneo de Arte que, como produção cultural e de construção simbólica, obriga a que ao estudante seja disponibilizada uma formação em vários domínios do saber.

Os cursos de Licenciatura em Artes/BD/Ilustração e Artes/Grafismo Multimédia – estudos de 1.º ciclo – foram concebidos de acordo com os requisitos do Processo de Bolonha. O Desenho constitui-se como disciplina fundadora e transversal a todos eles, corporizando o princípio de que se trata de uma área potenciadora de um leque alargado de formações artísticas profissionalizantes, como cabe ao subsistema politécnico a que esta escola pertence. Ao estudante é facultada a possibilidade de construir parcialmente o seu próprio percurso formativo optando entre unidades curriculares pertencentes a áreas científicas obrigatórias de outros cursos e ainda entre unidades curriculares pertencentes a áreas científicas optativas. Optimiza-se a oferta curricular de todos os cursos que se interligam disciplinarmente, permitindo a “mobilidade” do estudante no seu percurso de formação.

Os cursos de mestrado – estudos de 2.º ciclo – cumprem igualmente o modelo de Bolonha e foram concebidos com o propósito de assegurar predominantemente a aquisição pelo estudante de uma especialização de natureza profissional. Permitindo uma continuação e aprofundamento dos estudos realizados nos cursos de 1.º ciclo ministrados na escola, os cursos de mestrado abrem-se igualmente a todos os interessados que cumpram os requisitos de entrada definidos. O Desenho continua a afirmar a sua presença como importante área transversal. As áreas das novas tecnologias asseguram a formação indispensável ao acesso ao conhecimento e desempenho profissional exigidos pela sociedade contemporânea. Trata-se de continuar a assegurar, num território de especialização, uma formação abrangente e multidisciplinar tal como hoje se impõe.

A partir do ano lectivo 2015/16, a escola integra na sua oferta formativa a nova tipologia de cursos técnicos superiores profissionais, com a duração de 4 semestres, o último dos quais integralmente preenchido por um estágio em empresa, revelando a sua vocação fortemente profissionalizante que pretende acelerar e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
Ambos os Cursos Técnicos Superiores Profissionais - Desenvolvimento Web e Design Têxtil - assentam numa forte componente prática que, sem descurar as componentes científica e teórica, conferem uma sólida preparação técnica em áreas com forte crescimento e com elevado índice de empregabilidade.