Notícias

13 / 07 / 2017

Curso de Pós-graduação em Auto-edição

A partir de 2017/18 a ESAG disponibiliza um curso de Pós-graduação em Auto-edição destinado a todos os interessados em desenvolver projectos editoriais a partir do cruzamento das técnicas de gravação e impressão de cariz artesanal, das tecnologias digitais relacionadas com a imagem e a sua reprodução e dos processos e técnicas artesanais de construção e encadernação de publicações. 1.ª fase de candidaturas - até 8 de Setembro. Contacte os Serviços Administrativos da ESAG - sadm@esag-gmr.com / 253 410 235

Apresentação

Esta pós-graduação pretende encorajar os estudantes na auto-edição nos seus diversos contextos: obra gráfica, livro, ilustração, e de outros objectos de natureza gráfica-editorial. É objectivo central do curso proporcionar as condições para que os estudantes concebam, desenvolvam e finalizem um projecto de auto-edição.

O contexto contemporâneo da auto-edição é um campo alargado de exploração gráfica e editorial que permite aos autores a combinação dos processos mais autográficos e tradicionais com as tecnologias digitais e suas relações com as práticas contemporâneas, fomentando a busca de soluções criativas e a interdisciplinaridade. O curso proporciona aos estudantes as competências técnicas num ambiente crítico e de debate das problemáticas inerentes ao campo editorial.

Com este curso pretende-se reforçar a pesquisa e exploração da auto-edição para o desenvolvimento de projectos através dos processos específicos das técnicas de impressão, no sentido de potenciar a capacidade criadora destes meios orientados para as aspirações individuais dos estudantes e encorajando a prática e crítica artísticas.

 

Competências gerais

- Compreender as técnicas de impressão como forma de expressão artística e como possibilidade de gerar imagens distintas na criação de obra gráfica.

- Planificar e concretizar a realização de um projecto próprio a partir da definição dos recursos expressivos, formais, funcionais, estéticos e técnicos mais adequados, com o propósito de ser autopublicado ou exposto (ilustração, obra gráfica, livros, outros media).

- Investigar o contexto, materiais e competências técnicas apropriadas aos seus projectos.

- Realizar projectos de obra gráfica original; desenho e desenvolvimento de trabalhos relacionados com a edição da mesma, com diversas técnicas, aplicando os processos tradicionais e contemporâneos.

 

Plano de estudos

UC

T

ECTS

HC

HT

Processos de Impressão

S1

15

TP: 36    PL: 54

375

Oficina de Encadernação

S1

9

TP: 24    PL: 18

225

Abordagem Histórica do Livro e da Edição

S1

3

T: 18

75

Design Editorial

S1

6

TP: 30

150

Seminário

A

3

S: 18

75

Projecto

S2

24

TP: 6   OT: 36

600

 

 

60

240

1500

 

 

 

 

 

 

 

 

 Legenda:

T: Tipo (anual ou semestral)  /  A: Anual  | S1: 1.º semestre | S2: 2.º semestre   /   HC: Horas de contacto   /  HT: Horas totais de trabalho

Metodologias de ensino: T-Teórico  /  TP-Teórico-prático  /  PL-Prático-laboratorial  /  S-Seminário  /  OT-Orientação tutorial

 

Unidades curriculares

Processos de Impressão

- Conhecer as especificações técnicas dos materiais e dos processos de gravação, impressão e edição.

- Adquirir uma adequada formação e dominar os fundamentos técnicos e práticos da Gravura, Serigrafia, processos litográficos, Digigrafia e outros processos.

- Conhecer os materiais, maquinaria, variantes técnicas e tecnológicas destes meios.

- Dominar as diferentes técnicas de expressão gráfica e seleccionar as mais adequadas às especificações temáticas, estéticas, comunicativas e artísticas.

- Criar matrizes em qualquer técnica e realizar edições.

- Explorar a linguagem das técnicas de impressão na concepção e produção de obra gráfica e edições de autor.

 

Oficina de Encadernação

- Conhecer materiais e técnicas de encadernação: tipos de encadernação e de acabamentos, técnicas de costura do livro e técnicas de encaixe do livro.

- Conhecer os procedimentos e técnicas que permitem planificar e realizar encadernações.

- Desenvolver projectos de encadernação e coordenar o desenho e encadernação de obra própria.

 

Design Editorial

- Conhecer os principais fundamentos da composição e desenho editorial.

- Conhecer os fundamentos básicos do tratamento tipográfico.

- Explorar a composição tipográfica e da imagem; a maquetização de produtos gráficos e estrutura interna do livro e de outros suportes gráficos.

- Aplicar metodologias adequadas aos meios e recursos para a edição e publicação híbrida ou expandida.

- Desenvolver a criação e edição de livros e outros suportes dentro do campo artístico.

 

Abordagem Histórica do Livro e da Edição

- Compreender o mundo do livro e sua significação como transmissor cultural e como objecto de arte.

- Reconhecer numa perspectiva histórica os distintos elementos que compõem o livro: texto, imagens, suportes e encadernação.

- Conhecer características estéticas, económicas e sociais que influenciam e condicionam a elaboração do livro e da obra gráfica.

- Conhecer formatos, suportes e materiais do livro e da obra gráfica contemporâneos.

- Reflectir sobre a importância da obra gráfica no desenvolvimento de capacidades criativas e estéticas.

 

Seminários

A U.C. de Seminário tem como objectivo principal abranger um conjunto de temas que se cruzam com o campo da auto-edição e que se constituem como fonte de informação e problematização importantes, com conteúdos diversos e de acordo com os interesses dos estudantes para melhor conhecimento da realidade contemporânea. Estão assim previstas algumas temáticas essenciais: o campo editorial; direitos editoriais e de autor; as relações entre o autor/escritor/ ilustrador; espaços alternativos de exposição; as plataformas digitais como campo de exploração da obra gráfica, do livro e da ilustração, entre outras.

 

Projecto

- Elaborar obra gráfica original a partir de um projecto próprio de auto-edição: concepção, produção e edição de obra.

- Desenvolver as diferentes fases do projecto no sentido de obter um produto final que cumpra os objectivos gráficos, comunicativos e expressivos pretendidos.

- Explorar as possibilidades expressivas e artísticas das diferentes técnicas e utilizá-las como recursos no desenvolvimento do projecto.

- Reconhecer os novos paradigmas da obra gráfica e do livro que emergem do cruzamento e complementaridade de meios de produção e publicação.

- Investigar materiais, técnicas e processos criativos e artísticos relacionados com as técnicas de impressão.

  • Curso de Pós-graduação em Auto-edição