Notícias

27 / 01 / 2017

Ilustrador/Autor de BD Sérgio Marques na ESAG

Na 5.ª feira, 19 de Janeiro, o ilustrador, autor de BD e designer gráfico Sérgio Marques apresenta o seu trabalho a convite do Prof. João Miguel Lameiras. A sessão, aberta a toda a comunidade escolar, realiza-se no âmbito das UC de Panorama Actual da BD e da Ilustração em Portugal e de Abordagem Histórica da BD e da Ilustração da Licenciatura em Artes/BD/Ilustração.

Nota biográfica

 

Sérgio Marques, Paris, 1988.

 

Licenciado em Design de Comunicação pela Escola Universitária de Artes de Coimbra e Mestre em Ilustração pela ESAP-Guimarães.

Começou o seu percurso profissional como ilustrador em 2011, ilustrando o suplemento cultural “Q.i” do “Diário de Notícias”.  Uma das ilustrações que fez para o suplemento, intitulada “Jorge Amado”, foi até selecionada na edição do World Press Cartoon 2013.

Desde então tem elaborado trabalho no campo da ilustração editorial, publicando em diversos jornais, revistas e colaborando com editoras, tais como: VISÃO, VISÃO Júnior, Mon Quotidien (França),  ASA, LeYa, Porto Editora, entre outros.

No campo da Banda Desenhada, em 2014 participou na Antologia CRUMBS (Kingpin Books) numa história curta em conjunto com Mário Freitas (argumentista). Este pequeno álbum que reúne diversas narrativas curtas ilustradas e escritas por múltiplos autores foi distingido com o prémio “Melhor álbum de Autor Português em Língua Estrangeira” atribuído pelo Festival AMADORA BD.

No ano seguinte, é de novo convidado por Mário Freitas para ilustrar um álbum de maior dimensão intitulado “Fósseis das Almas Belas” (Kingpin Books, 2015). Este última arrecadou o prémio de “Melhor Argumento” na última edição do Festival AMADORA BD (2016).

Em simultâneo ilustrou o livro infantil “A Arca do É” (Teorema, 2015), escrito por Ana Margarida de Carvalho.

Neste momento está envolvidos em diversos projectos editoriais, nomeadamente a ilustrar uma colecção de fascículos e cartazes didácticos que será distribuída pelo Correio da Manhã e está igualmente a colaborar com a VISÃO Júnior, ilustrando uma nova secção da revista que aborda diferentes temáticas da História de Portugal.

Mais recentemente iniciou um novo trabalhado de Banda Desenhada para uma editora francesa de cariz institucional que deverá apenas ser lançada em 2018.

 

Podem seguir o seu trabalho na sua página de Facebook:

 

https://www.facebook.com/sergiomarquesillustration/

  • Ilustrador/Autor de BD Sérgio Marques na ESAG

Oferta Formativa

C

CTESP

L

LICENCIATURAS

M

MESTRADOS